3ª Mostra São Paulo Teatro de Bonecos transforma CEUs e Parques da capital em palcos de teatro

3ª Mostra São Paulo Teatro de Bonecos transforma CEUs e Parques da capital em palcos de teatro

15-04-14-Núcleo_Trecos_e_Cacarecos-Dom_Quixote_o_Cavaleiro_Sonhador-Foto

De 14 a 27 de abril, CEUs e Parques de São Paulo recebem a 3ª Mostra São Paulo Teatro de Bonecos realizada pela Cooperativa Paulista de Teatro com o apoio cultural do Governo do Estado de São Paulo através do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo – PROAC.

Conta com dezessete apresentações e duas oficinas. Todas as atividades são gratuitas. Parque do Ibirapuera, Parque da Juventude, Parque da Luz, Parque da Água Branca e CEUs fazem parte da programação.

Grupos de Brasília, Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo, Argentina e Portugal trazem diversas técnicas de manipulação como: objetos, figuras, formas animadas, luva e vara, máscara e os tradicionais marionetes, fantoches e teatro de animação  e prometem encantar crianças, adultos, 3ª idade e pessoas com necessidades especiais, apresentando uma programação bem variada.

Os Parques da Luz e da Água Branca recebem nos dias 18 e 19 o grupo de Brasília Mamulengos sem Fronteiras, que conta para toda a família a divertida história do herói Bastião, um palhaço de Folia de Reis que se mete em grandes confusões com a polícia, o padre e até com os bichos do além pra casar com a linda Rosinha do Bole Bole.

Os parques da Juventude e do Ibirapuera encerram a programação nos dias 26 e 27  com o espetáculo Dom Roberto, do grupo português S.AMarionetas, que conta, também para crianças e adultos, o momento em que o herói do teatro de fantoches português enfrenta o pior dos inimigos, a morte. Ele vive grandes aventuras em 4 diferentes histórias. “O Barbeiro”, a “Tourada”, “A Rosa e os 3 Namorados” e “Castelo dos Fantasmas”.

As oficinas são direcionadas à artistas e professores, com o objetivo de introduzir a técnica de confecção e manipulação de bonecos articulados feitos de jornal, barbante e fita crepe, com abordagem de aspectos artísticos e pedagógicos e acontecem nos dias 12, 13, 26 e 27 de abril.

“Os CEUs tem teatros bem equipados nas periferias de todas as regiões de São Paulo. Com essa parceria criamos um festival itinerante que leva à estas comunidades arte de alta qualidade, estimula a formação de público, facilita a circulação de grupos e espetáculos de várias regiões do Brasil e do mundo na capital paulista, com as mais variadas técnicas, abordagens e linguagens na manipulação de bonecos”,  afirma Ana Clara Ferreira Marques, idealizadora do projeto.

 Programação e Sinopse

A Fabulosa Redonda Flor

Grupo Yepóca Cia de Teatro – Belo Horizonte – MG

Data: 14/04/2014 – 10h30 e 14h

CEU Quinta do Sol: Av. Luiz Imparato, 564 – Cangaiba / USP Leste

Duração: 50min

Faixa etária: 6 a 14 anos

Sinopse: Era uma vez um “mundo quadrado” onde o surgimento de uma pequenina flor… redonda surpreende essas pessoas quadradas. As crianças deste lugar mostrarão o quanto a diferença pode ser benéfica a todos.

Dom Quixote o Cavaleiro Sonhador

Grupo: Núcleo de Trecos e Cacarecos – São Paulo – SP

Data: 15/04/2014 – 15h

CEU- Feitiço da Vila – Rua Feitiço da Vila, 399 – Chácara Santa Maria, São Paulo – SP, 05879-000 – (11) 6833-6696

Duração:45min

Faixa etária: 6 aos 12 anos

Sinopse: Enquanto o mundo começa a ser explorado pelas navegações, um velho cavaleiro sonha com a armadura de seu bisavô e sai em busca do amor e da justiça.

Dona Sonia Dora e Tecedora

Grupo: Valéria Fidel – Argentina

Data: 16/04/14 – 10h e 14h

CEU: Vila Rubi: Rua Domingos Tarroso, 101, Vila Rubi /Zona Sul

Duração: 50 min

Faixa etária: 2 aos 10 anos

Sinopse: Uma velha tecelã conta a história de um caracol muito especial, que para realizar seu sonho se aventura numa viagem longa e perigosa. O espetáculo encanta toda a familia com marionetes, canções e contação de histórias.

O fantástico Laboratório do Professor Percival

Grupo: Caleidoscópio – São Paulo – SP

Data: 17/04/14 – 10h

CEU Parque Bristol: R.Professor Arthur Primavesi- S/N

Data: 25/04/14 – 10h

CEU Inácio Monteiro R. Barão do Amazonas s/n

Duração: 50 min

Faixa etária: a partir dos 5 anos

Sinopse: O engraçado Professor Percival, em seu laboratório, “dá vida” aos elementos químicos, ferramentas e utensílios através da técnica do Teatro de Objetos, estabelecendo um jogo constante com a plateia. 

Exemplo de Batião

Grupo: Mamulengo sem Fronteira – Brasília – DF

Data: 18/04/14 – 16h

Parque da Luz

Data: 19/04/14 – 16h

Parque da  Água Branca

Duração: 60 min

Faixa etária: Adulto e Infantil

Sinopse: O herói Bastião, um palhaço de Folia de Reis, se mete em grandes confusões com a polícia, o padre e até com os bichos do além pra casar com a linda Rosinha do Bole Bole.

Só Sonho Samba

Grupo: Cia. Bonecos Urbanos – São Paulo- SP

Data 22/04/2014 – 10h30

CEU Quinta do Sol: Av. Luiz Imparato, 564 Cangaiba / USP Leste

Data: 24/04/14 – 14h

CEU Inácio Monteiro R. Barão do Amazonas s/n

Duração: 50 min

Faixa etária: a partir dos 10 anos

Sinopse: Ramon é um compositor que faz peripécias para realizar o sonho de viver de música , sua grande paixão. É uma  homenagem bem humorada ao Samba Paulista.

O Incrível Ladrão de Calcinhas

Grupo TripTeatro de Animação – Rio do Sul – SC

CEU Quinta do Sol: Av. Luiz Imparato, 564 Cangaiba / USP Leste

Data: 22/04/14 – 19h30

Faixa etária: 14 anos

Sinopse: O escritório do Detetive Bill é procurado por uma “mulher-fatal” que tem sua “peça íntima” roubada. O que parecia um caso banal dá origem a uma série de crimes violentos, onde todos são suspeitos até que se prove o contrário.

Iara o encanto das águas

Grupo: Cia Lumiato Teatro de Formas Animadas -Brasília-DF

Data: 23/04/14 – 10 e 14h

CEU: Vila Rubi: Rua Domingos Tarroso, 101, Vila Rubi /Zona Sul

Duração: 35 min

Faixa etária: a partir dos 6 anos.

Sinopse: Um índio sonha com uma mulher sobrenatural. Ao acordar, procura um sábio e descobre os  mistérios de Iara. Encantado pela mulher sereia, o protagonista mergulha com ela nas profundezas do seu próprio destino.

Monóculo

Grupo: Tecelagem – São Paulo – SP

Data: 24/047014 – 19h30

CEU Inácio Monteiro R. Barão do Amazonas s/n

Duração: 1h

Faixa etária: a partir dos 13 anos

Sinopse: Um casal de meia idade que vive preso em uma rotina. a descoberta de um monóculo torna-se um evento revelador que irá tirar estes personagens de suas prisões, despertando suas fantasias, anseios e devaneios.

Dom Roberto

Grupo: S.AMarionetas – Portugal

Data: 26/04/14 – 16h

Parque da Juventude

Data: 27/04/14 – 16h

Parque Ibirapuera

Duração: 50 min

Faixa Etária Livre

Sinopse: O herói do teatro de fantoches português enfrenta o pior dos inimigos, a morte. Ele vive grandes aventuras em 4 diferentes histórias . “O Barbeiro” e a “Tourada” “A Rosa e os 3 Namorados” e “Castelo dos Fantasmas”.