O TRABALHO DO ATOR-CRIADOR

13087699_1080077248715159_8441519462764300195_n

Uma série de encontros, no formato de palestras, com profissionais teatrais de notório saber sobre O Trabalho do ator-criador em suas distintas áreas: interpretação, dramaturgia, mímica, máscara, teatro de animação, sistema Stanislavski e outros pesquisadores.

Projeto contemplado pelo Edital do Proac – Aprimoramento técnico e artístico da Secretaria de Estado da Cultura e apoio da Funarte SP; co-realizadores Cooperativa de Teatro, ITI-Brasil e Estima Cultural.

As palestras, gratuitas, serão realizadas na Sala Guiomar Novaes, todas às terças-feiras de maio e junho às 19h, na Alameda Nothamann, 1058 no bairro Campos Eliseos, em São Paulo.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Funarte SP – Sala Guiomar Novaes
Horário: 3ª feiras das 19h às 22h.

03 DE MAIO
Palestrante: ELENA VASSINA
Tema: Konstantin Stanislavski
– Qual o legado do teatro russo e o sistema Stanisvalski para o Ator contemporâneo?
– Elena Vássina, Pesquisadora e Professora russa formada na Faculdade de Letras da Universidade Estatal de Moscou Lomonóssov (MGU), atualmente professora de Literatura e Cultura russa na Universidade São Paulo (USP) com experiência na área de Letras com ênfase em Literatura comparada de Artes Cênicas, História e Teoria teatral, Semiótica de Cultura, atuando nos seguintes temas: literatura russa, teatro russo e estudos comparados, tipologia de cultura.

10 de MAIO
Palestrante: LUIS LOUIS
Tema: Teatro Físico e a Mímica contemporânea
Como é atuar no teatro físico?
– Luis Louis, ator, diretor e dramaturgo com notório saber e mestrado pela PUC-SP, especializou-se em Mímica e Teatro físico na Desmond Jones School of Mime and Physical Theatre, na Inglaterra. Fundador e Professor do Estúdio Luis Louis – Centro de Pesquisa e Criação da Mímica total do Brasil, que se tornou um ponto de referência desta arte inédita no Brasil e no exterior. Produz desde 2008, o Manifesto da Mímica Total em sua 4ª edição.

17 de MAIO
Palestrante: NEY PIACENTINI
Tema: Eugênio Kusnet
– A pesquisa sobre o trabalho do Ator de Eugênio Kusnet?
– Ney Piacentini, ator, produtor e pesquisador teatral com mestrado pela ECA/USP, um dos fundadores da Cia do Latão, com Sérgio de Carvalho, foi Presidente da Cooperativa de Teatro (2003 a 2013), autor do livro: Eugênio Kusnet: do ator ao professor, Hucitec Editora com prefácio de João das Neves e Apresentação de Antunes Filho; ministra Oficinas sobre o Ator-criador.

24 de MAIO
Palestrante: CIDA ALMEIDA
Tema: A Máscara no Teatro
Como é atuar verdadeiramente com a máscara?
– Cida Almeida, atriz, diretora e especialista em treinamento e preparação de atores através de Máscaras teatrais, com ênfase em linguagem do clown, circo, conscientização e preparação corporal.

31 de MAIO
Palestrante: CALIXTO DE INHAMUNS
Tema: O Ator e a Dramaturgia
O trabalho do Ator com a dramaturgia
– Calixto de Inhamuns, ator, produtor e dramaturgo; como professor dá aulas e dirige espetáculos nas escolas Teatro Escola Macunáima, Escola de Arte Dramática EAD/USP; ministra cursos de atuação em Boa Vista, Roraima, análise de texto e dramaturgia nas cidades: São Paulo, Cuiabá, Macapá, São Mateus/ES; júri nos Festivais de: São José dos Campos, Piracicaba, Macapá, Ponta Grossa, Cuiabá entre outros; coordena oficinas de Dramaturgia e Consultoria dramatúrgica para os Grupos: Núcleo Pavanelli, Cia Capadócia e Cia Estável e Ministra Oficina de dramaturgia para o Grupo Tecelagem de Jacareí/SP, além de escrever para a televisão e cinema.

07 de JUNHO
Palestrante: HENRIQUE SITCHIN
Tema: O Ator no Teatro de Animação
Como atuar com a animação?
– Henrique Sitchin, ator, bonequeiro, autor, diretor teatral com 25 anos de experiência, criador da Cia Truks – Teatro de Bonecos e Coordenador do Centro de Estudos e Práticas do teatro de Animação, espaço de referência do Teatro de Bonecos em São Paulo.
Autor do livro: “A Possibilidade do novo no Teatro de Animação”, além de ministrar cursos e oficinas sobre teatro de bonecos por todo o país.

14 de JUNHO
Palestrante: ALESSANDRA CAVAGNA
Tema: Memória e Emoção no processo de trabalho do ator-criador. 
Como os processos cognitivos de memória e emoção atuam durante o trabalho do ator-criador e qual a importância das ações físicas nessa construção.

21 de JUNHO
Palestrante: DIRCE THOMAZ
Tema: A Atriz-criadora e o Teatro Negro
Palestra de sua pesquisa sobre o seu processo de trabalho: Estética, Corpo, Voz em busca de uma performance visceral em cena na Invasores Companhia Experimental de Teatro Negro.

28 de JUNHO
Palestrante: EDSON CAEIRO
Tema: Novos Estudos sobre Stanislavski
O século de Stanislavski de Peter Hércombe, Novas Tesis de Stanislavski Raul Serrano (Argentina) Estudos sobre Ações Físicas Marie-Christine Autant-Mathieu (Sorbonne et Centre Stanislavski London)
Edson Caeiro, Ator e produtor cultural, desenvolve uma pesquisa sobre o ator-criador com trabalhos realizados com Antunes Filho no CPT-Centro de Pesquisa Teatral, Seminário Stanislavski de Ruy Cortez na Funarte, Seminário 150 anos de Stanislavski de Ney Piaceantini na Escola SP, e workshop com Adgur Kove (Gitis-Moscou).

03 de maio – 19 h Sala Guiomar Novaes / Funarte SP
ELENA VÁSSINA – Stanislavski

10 de maio – 19 h Sala Guiomar Novaes / Funarte SP
LUIS LOUIS – Mímica contemporânea / Teatro Físico

17 de maio – 19 h Sala Guiomar Novaes / Funarte SP
NEY PIACENTINI – Eugênio Kusnet

24 de maio – 19 h Sala Guiomar Novaes / Funarte SP
CIDA ALMEIDA – A máscara no Teatro

31 de maio – 19 h Sala Guiomar Novaes / Funarte SP
CALIXTO DE INHAMUNS – O ator e a dramaturgia

07 de junho – 19 h Sala Guiomar Novaes / Funarte SP
HENRIQUE SITCHIN – O ator no Teatro de animação

14 de junho – 19 h Sala Guiomar Novaes / Funarte SP
ALESSANDRA CAVAGNA – Memória e Emoção

21 de junho – 19 h Sala Guiomar Novaes / Funarte SP
DIRCE THOMAZ – A atriz-criadora e o Teatro Negro

28 de junho – 19 h Sala Guiomar Novaes / Funarte SP
EDSON CAEIRO – Novos estudos sobre Stanislavski

EDSON CAEIRO – Idealização e Coordenação

Edson Caeiro, Ator, Produtor teatral e idealizador do projeto O TRABALHO DO ATOR-CRIADOR; como Ator iniciou nos anos 80 com Alexandre Mate no espetáculo A Mãe de B. Brecht no TBC e, posteriormente atuou no CPT Centro de Pesquisa Teatral dirigido por Antunes Filho, o qual desde então vem desenvolvendo seus estudos com foco na pesquisa e trabalho do ator e diretor russo: Konstantin Stanislavski, workshop e montagem do espetáculo A Gaivota de Tchekov com o diretor russo Adgur Kove (Gitis-Moscou) além de participação em Oficinas como: Cia do Latão com o diretor Sérgio de Carvalho, Oficina com a diretora Francesa Caterine Márnas na Oswald Andrade, Seminário sobre Stanislavski promovido pelo diretor Ruy Cortez da Cia da Memória na Funarte em dezembro/2011, Participou da Palestra sobre Nuevas Tesis sobre Stanislavski do diretor e pedagogo argentino Raul Serrano promovido pela Cooperativa Paulista de Teatro, Colaborador com Ney Piacentini no Seminário 150 Stanislavski na Escola SP em dezembro/2013, Organizador do grupo de estudo sobre Stanislavski: O século de Stanislavski na Casa Amarela em Novembro/2014 e atualmente pleiteou espaço na Funarte SP para sequência destes Encontros do Ator-Criador; como produtor teatral é idealizador desde 2009 do Teatro nos Parques, atualmente em sua 10ª edição, produtor da 1ª e 2ª Mostra Lino Rojas de Teatro de Rua, Produtor da Maratona das Artes na Paulista em janeiro/2015 com o MAR Movimento dos Artista de Rua, um dos fundadores e atual vice-presidente do ITI-Brasil/Unesco e integrante da Cooperativa Paulista de Teatro.